Oferecimento Buffet Metropole Buffet para debutantes

Seja Bem Vinda

Sabemos da dificuldade de encontrar material atualizado para debutantes na internet e por isso criamos este blog. Contamos com sua ajuda para mantê-lo atualizado.

Scrapbooks

scrapbook

Festas temáticas

diversão garantida em seus 15 anos

Diversão garantida com muita alegria e descontração em sua festa. Consulte

Revistas Especializadas

Revistas especializadas em festas de 15 anos

Não são muitas, mas hoje existem boas publicações específicas para as debutantes e seu universo. Consulte

Em grande estilo

carros para festas

Literalmente você vai "chegar chegando" com nossas dicas de carros para o seu grande dia. Consulte

Todos os artigos

05/01 História da valsa

Vamos começar com a definição encontrada nos dicionários.
val.sa1
sf (al Walzer, pelo fr valse) 1 Dança de roda em compasso ternário, lenta, moderada ou rápida. 2 Música apropriada a essa dança e que assumiu forma de arte com caracteres diversos. Complicado né? Vamos tentar explicar abaixo as origens e o significado desta dança.

A valsa pelos tempos

Significado e origens da valsa

A palavra valsa tem sua origem na palavra alemã "waltzen", que significa "girar". O giro é a base essencial do passo de valsa. Sua origem se dá na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha e Áustria. É reconhecida, também, como a mais antiga das danças de salão. Segundo estudos, a valsa surgiu de uma mistura de danças folclóricas camponesas das regiões mencionadas acima.

A dança proibida

No início, a valsa foi a primeira dança considerada proibida devida a sua natureza e origem. Causava indignação, pois era a única dança onde o casal ficava em uma posição fechada, além da mão masculina precisar ficar na cintura da dama. Os líderes religiosos da época eram unanimes em dizer que a valsa era uma atividade vulgar e pecaminosa. Abaixo você confere um trecho extraído do jornal The Times de Londres de 1816.

Postura profissional dançando valsa

"Temos observado com pesar que a dança estrangeira indecente chamada valsa foi introduzida (acreditamos que pela primeira vez) na corte Inglesa na última sexta-feira ... é mais que suficiente para lançar os olhos sobre o voluptuoso entrelaçamento de membros e fechar sobre os corpos nesta dança, para ver que ele é realmente muito longe da reserva modesta que até agora tem sido considerada distintiva das fêmeas Inglesas..." (Fonte: The Times of London, 16 de julho, 1816).
A importância da música

A música desempenha um papel importante na dança, e cada dança é dependente de um ritimo apropriado. A valsa tomou grande impulso por volta de 1830 através de  dois grandes compositores austríacos - Franz Lanner e Johann Strauss. Estes dois compositores são de longe os mais populares artistas durante o século XIX: eles definem o padrão para a valsa vienense, (uma versão mais rápido da valsa antiga). A partir destes dois músicos a valsa ficou conhecida como valsa vienense.

Johann Strauss

Nascido em 25 de outubro de 1825, Strauss se tornou um ícone de sucesso quando o assunto é valsa. Compôs mais de 500 músicas e foi a partir dele que o gênero tomou grandes proporções.

Postura profissional dançando valsa

Quais as valsas mais tocadas de strauss

O Danúbio Azul

Kaiser-Walzer

Contos dos Bosques de Viena

Este foi um artigo básico para mostrar um pouco dos elementos que fazem parte dos bailes de Debutantes, vou preparar uma matéria sobre as opções de valsas e outras músicas usadas no cerimonial e aviso vocês pelo Blog.

assessoria debutantes

2010© Grupo Metropole Eventos| Todos os direitos reservados - Av. Ordem e Progresso, 1085 - São Paulo - SP / Tel: (11) 3965-8171